Núcleo Pedagógico inicia grupo de apoio para estudantes na próxima semana

02/10/2023 17:28

O Núcleo Pedagógico (NuPe) da UFSC Blumenau inicia na próxima semana os encontros do grupo de apoio a estudantes intitulado “Por que não consigo passar?”. A ideia é identificar e orientar sobre questões que estejam promovendo dificuldades no desempenho acadêmico. As atividades ocorrerão semanalmente às quintas-feiras, das 12h30 às 13h30, com início no dia 5 de outubro, e serão orientadas pelo psicólogo educacional Caio Filipe Loch e pelas pedagogas Bruna da Silva Alves e Zenira Maria Malacarne Signori.

Os profissionais explicam que a ideia de criar o grupo surgiu da dificuldade dos alunos se adaptarem à nova vida acadêmica. “A transição do ensino médio para o superior é um momento delicado para o estudante, sendo marcado por várias rupturas, especialmente, nas condições de existência na vida afetiva e na relação ensino e aprendizagem”, contam.

A proposta é que os estudantes tragam seus relatos para o grupo, em forma de roda de conversa, e falar sobre suas experiências, sobre suas dificuldades e o que tem funcionado para lidar com elas, pensando, de forma coletiva, algumas estratégias possíveis. “Essas dificuldades podem ser com relação ao ensino-aprendizagem, na relação com professores e colegas, em motivação, na realização dos estudos e atividades, em definir objetivos e prioridades, dificuldades emocionais, entre outros temas que possam surgir”, acrescenta Caio.

Os encontros serão realizados no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira às quintas-feiras, das 12h30 às 13h30. Será emitido certificado de participação para aqueles que estiverem presentes em 75% dos encontros, podendo validar como atividades complementares.

>>> Para fazer sua inscrição, clique aqui.