Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE)

Com o intuito de elevar as taxas de sucesso nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES públicas e contribuir com a ampliação das condições de permanência dos estudantes por meio da oferta de apoio pedagógico, como preconizado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES[1] (BRASIL, 2010, Artigo 3º, parágrafo 9º) foi criado o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes – PIAPE. Este Programa está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e é desenvolvido na UFSC pela Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) desde 2013.

O PIAPE é um programa de apoio e orientação pedagógica aos estudantes da graduação da UFSC, com o objetivo de oferecer atividades que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos formativos nos cursos de graduação, atendendo as necessidades de aprendizagem e oferecendo condições para um melhor desempenho acadêmico.

As atividades de apoio e orientação pedagógica do PIAPE são oferecidas nos cinco campi da UFSC e compreendem grupos de aprendizagem, atendimentos individuais ou em grupos de orientação pedagógica, palestras, minicursos e oficinas.

Quem pode participar?

Todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFSC.