Laboratório da UFCSPA promove pesquisa sobre psicologia positiva

22/10/2018 19:46

O Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com orientação da Profª Drª Caroline Tozzi Reppold, convida os estudantes da UFSC Blumenau para participar da pesquisa “Psicologia Positiva com Estudantes Universitários”.

A iniciativa pretende avaliar e comparar a autoestima e a autoeficácia de universitários ingressantes e concluintes de cursos universitários, além de verificar seu desempenho em provas voltadas a construtos da Psicologia Positiva.

Para participar, basta preencher um formulário disponível no link: https://goo.gl/Q12nDM

Mas afinal, o que é a psicologia positiva?

O movimento batizado de Psicologia Positiva surgiu oficialmente nos Estados Unidos, em 1997/1998, a partir da iniciativa de Martin Seligman que, com outros pesquisadores, começou a desenvolver pesquisas quantitativas visando à promoção de uma mudança no foco atual da Psicologia. A proposta é da modificação desse foco de uma reparação dos aspectos ruins da vida para a construção de qualidades positivas ou virtudes (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Snyder & Lopez, 2009). Desde o seu surgimento, a Psicologia Positiva não vem sendo divulgada apenas nos meios acadêmicos, desenvolvendo intervenções e propostas que convidam também os “não acadêmicos” a se beneficiarem de suas práticas. Um exemplo desse crescimento é a Associação Internacional de Psicologia Positiva (AIPP), que possui mais de três mil membros distribuídos em 70 países, reunindo não apenas pesquisadores, como profissionais da Psicologia e de diversas áreas interessados no estudo do bem-estar.

(Fonte: Fabio Scorsolini-Comin/Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, Brasil)

Contatos

Caso sejam necessários maiores esclarecimentos sobre este estudo e sua participação, entrar em contato com a equipe de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica da UFCSPA (fone: 51-33038854; email: pesquisapsicoufcspa@gmail.com) ou Comitê de Ética da UFCSPA (fone: 51-33038804), que funcionam de segunda a sexta-feira no horário das 08:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas.