Curso Extracurricular de Língua Inglesa

O Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), em parceria com o Núcleo Pedagógico (NuPe) da UFSC Blumenau, lançaram nesta segunda-feira, 11 de novembro, edital para seleção de tutores presenciais para o curso extracurricular de língua inglesa. O processo seletivo visa à formação de um cadastro de reserva para o preenchimento de vagas oriundas da formação de novas turmas a partir do primeiro semestre de 2020.

Para se inscrever, é necessário ter domínio e fluência da língua inglesa. Podem se candidatar servidores técnico-administrativos e alunos de graduação e de pós-graduação do Campus Blumenau.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo formulário eletrônico, até dia 18 de novembro. O processo seletivo será composto por quatro etapas: inscrição, análise curricular, prova didática e entrevista. Os tutores terão direito a bolsa e certificação pela atividade.

A carga horária de trabalho será de 3h semanais, podendo ser em um encontro único de 3h ou dividida em dois encontros semanais de 1h30, conforme cronograma de aulas a ser definido pelo NuPe. O total de horas a serem trabalhadas durante o semestre é de 60h. O pagamento da bolsa será concedido em quatro parcelas de R$ 410, totalizando R$ 1.640 por semestre.

Para mais informações, acesse o edital.

Atualmente o Núcleo Pedagógico (NuPe), em parceria com o Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/Florianópolis),  oferece três turmas (Níveis I, II e V) do Curso Extracurricular de Língua Inglesa no Campus Blumenau, em dias e horários alternados, e conta com tutores (servidores e estudantes de graduação) que possuem fluência no idioma. Por se tratar de um projeto de extensão do Campus Florianópolis, a UFSC Blumenau segue o mesmo cronograma de matrículas e calendário de aulas, fazendo alguns ajustes quando necessário.

Como funciona o curso

O curso extracurricular de língua inglesa é voltado para alunos e servidores da UFSC Blumenau. Ele é composto por cinco ciclos, subdivididos em níveis. Cada nível é equivalente a um semestre de aulas presenciais, totalizando uma carga horária de 60h/aula. Os estudantes aprovados – que obtiverem frequência mínima de 75% e média final igual ou superior a 6,0 – receberão certificado.

O investimento é bem menor do que o valor de mercado. Não há mensalidade, é feito apenas um pagamento por semestre. Pode haver alguma variação para o ano que vem, mas, por exemplo, em 2019.2 o valor foi de R$300 o semestre. Atualmente o material didático utilizado no curso é o livro Interchange Fifth Edition.

Para quem quer estudar inglês

Se você não tem nenhum conhecimento em língua inglesa, basta se matricular no Nível 1. Já para quem já estudou inglês ou tem algum domínio prévio da língua, é necessário fazer o teste de nivelamento para saber qual o nível mais adequado. Assim, você deve realizar a matrícula no nível indicado no resultado do seu teste. As datas, tanto do teste de nivelamento quanto de matrícula, são divulgados no edital. A publicação do próximo edital, que trará as datas referentes ao semestre 2020.1, está prevista para final de novembro.

Para quem quer ser tutor

Para ser um tutor do curso de inglês no Campus Blumenau, é necessário ser servidor técnico-administrativo; ou ser aluno de graduação; ou ser aluno de pós-graduação, e ter fluência em língua inglesa. As inscrições são abertas por meio de edital publicado pelo Nupe. É necessário fazer a inscrição e participar das etapas de seleção previstas no edital. O próximo está previsto para início de novembro. Além de uma bolsa, os tutores selecionados ganham também um certificado de participação.

Em caso de dúvidas ou sugestões em relação ao curso, entre em contato com o NuPe pelo e-mail nupe.bnu@contato.ufsc.br.