Núcleo Pedagógico divulga ações realizadas ao longo dos semestres 2020.1 e 2020.2

09/06/2021 18:48

O Núcleo Pedagógico divulga algumas das ações realizadas ao longo dos semestres 2020.1 e 2020.2, neste momento de atividades pedagógicas não presenciais. Esse levantamento apontou avanços consideráveis pela procura e participação da comunidade acadêmica nas atividades desenvolvidas pelo setor.

No primeiro semestre, a Equipe Técnica do setor produziu e divulgou à comunidade acadêmica o e-book “Estratégias e planejamento do estudo não presencial, com o objetivo de auxiliar os estudantes na organização dos estudos e do processo de aprendizagem nesse novo contexto de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Ainda no semestre de 2020.1, com o apoio da equipe docente de assessoramento do NuPe, fora organizado e promovido o evento Café filosófico Online com o tema “Precarização do trabalho docente no ensino superior durante e no pós pandemia”, que contou com a presença do Profº Dr. Valdemar Sguissardi (UFSCAR).

Buscando manter o apoio e fortalecer a permanência dos estudantes,  também foram realizados pelo setor, no decorrer dos semestres de 2021.1 e 2020.2, cerca de 341 acolhimentos de forma remota, por meio de atendimentos e acompanhamentos individualizados nas áreas de Orientação Pedagógica e Psicológica educacional.

O NuPe também segue participando de comissões, projetos e atividades institucionais que buscam qualificar os processos de ensino e aprendizagem no formato não presencial, atuando, continuamente, na promoção do diálogo, ações e mediação psicopedagógica para estudantes, professores e comunidade acadêmica. Além disso, o Núcleo Pedagógico se mantém na coordenação e desenvolvimento  das atividades relacionadas ao PIAPE e ao curso extracurricular de idiomas no campus Blumenau.

Números do PIAPE – campus Blumenau

O Programa de Apoio Pedagógico aos Estudantes – PIAPE é um programa institucional que propõe desenvolver ações de apoio e orientação pedagógica que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos de formação. Ou seja, o Piape ajuda o estudante  a aprimorar habilidades e conteúdos necessários para passar nas disciplinas e, mais do que isso, com bom aproveitamento!

Durante o semestre 2020.1 e 2020.2 o PIAPE – campus Blumenau – ofertou atividades em 3 áreas do conhecimento, sendo: química e matemática básica e apoio em orientação pedagógica, promoveu 15 módulos nos grupos de aprendizagem em pré – química e pré – cálculo; 21 oficinas com temas diversos nas áreas de química e matemática básica e orientação pedagógica; ofertou 320 vagas para atendimento e acompanhamento de orientação pedagógica, além de fomentar palestras e workshops no evento da semana de recepção aos estudantes do semestre 2020.2.

Cabe destacar que cerca de 850 estudantes já passaram pelo programa nesse período, além do fato de que neste modelo remoto de ensino temos contado com a participação de acadêmicos de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

Curso Extracurricular de Línguas Estrangeiras

Durante o ensino remoto, o Departamento de Língua e Literatura Estrangeira – DLLE passou a oferecer cursos de idiomas no formato on-line possibilitando a ampliação do acesso à comunidade acadêmica e externa de Blumenau. Assim, passaram a ser ofertados, além de língua inglesa, os cursos de: alemão, italiano, espanhol, francês e português para estrangeiros.

Lembramos que os cursos possuem um total de 60h/aulas e os estudantes aprovados – que obtiverem frequência mínima de 75% e média final igual ou superior a 6,0 – receberão certificado. O investimento é bem menor do que o valor de mercado. Não há mensalidade, apenas o pagamento de uma taxa única de matrícula por semestre.

Ainda, no semestre 2020.2, o NuPe lançou um formulário eletrônico a fim de obter informações sobre os participantes do Curso extracurricular de Idiomas do campus e da cidade de Blumenau obtendo um total de 43 respostas. Desse total, 76,7% dos matriculados são Estudantes, 14% Servidores docentes e técnicos – administrativos e 9,3% comunidade externa. No atual semestre de 2021.1 tivemos o ingresso de 30 novos matriculados no nível I, também de acordo com as respostas no formulário, 29 dos respondentes estão cursando Língua Inglesa, 13 Alemão, 5 Espanhol, 7 Francês e 6 Italiano, lembrando que é possível cursar mais de 1 idioma ao mesmo tempo.

Links:

Conheça o NuPe – https://nupe.blumenau.ufsc.br/nupe-o-que-e/

PIAPE – https://nupe.blumenau.ufsc.br/piape-pedagogico-e-educacional/

Cursos EXTRA – https://nupe.blumenau.ufsc.br/apresentacao-curso-extracurricular-de-lingua-inglesa/

Link E-book: https://nupe.blumenau.ufsc.br/2020/09/09/e-book-estrategias-e-planejamento-do-estudo-nao-presencial/